domingo, 22 de janeiro de 2012

Receita de GHI (GHEE)

Ghee em estado líquido

m a t e r i a l
1 kg de Manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Colher escumadeira
1 Vidro de boca larga bem limpo
1 Filtro ou coador

C o m o  f a z e r
Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.

Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma.

Com a colher escumadeira remova a espuma.

Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos virão à tona. Esses sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.

Tenha cuidado para não deixar queimar o Ghee!

Continue retirando a espuma aos poucos até que o Ghee apresente uma cor dourada, amarelo-âmbar e que então os sólidos não venham mais à superfície.

As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas despeijando-se o Ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga.

Os sólidos então devem ser dispensados.

O Ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador.


Ghi ou manteiga clarificada

Ghi (ghee) ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares.

O Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera uma Rasayana (ver Histórico), ou seja, um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.

Ghi (ghee) é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.

Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, o Ghi (ghee) suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.

Além de mais nutritivo, realça o sabor e aroma dos alimentos. O Ayurveda recomenda dourar rapidamente os temperos a serem utilizados na refeição no Ghi (ghee), graças a sua propriedade Anupana (ver Histórico).

Ghi (ghee) é um tônico fortalecedor e regenerador dos fluídos, aumentando sua mobilidade, exatamente o oposto da manteiga que provoca degeneração, acúmulo e problemas de circulação nas artérias.

Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghi (ghee) é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.

 Livre de lactose

Não contém glúten

Sem sal

Dispensa refrigeração

Promove longevidade

Pizza saudável com queijo sem leite

                 PARA QUEM AMA PIZZA E TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE, OU SIMPLESMENTE, QUER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL, TEMOS UMA EXCELENTE DICA: EM UMA COMUNIDADE DO ORKUT, EU DESCOBRI COMO SE FAZ UM QUEIJO SEM LEITE. FIQUEI ENCANTADA COM A RECEITA, POIS REALMENTE FICA MUITO PARECIDO COM QUEIJO E SERVE COMO UM ÓTIMO SUBSTITUTO PARA A MUÇARELA. EU FIZ UMA PEQUENA MODIFICAÇÃO NA RECEITA PARA TORNÁ-LA AINDA MAIS SAUDÁVEL. A RECEITA ORIGINAL USA CREME VEGETAL OU ÓLEO. EU ESTOU USANDO GHI ( MANTEIGA CLARIFICADA) QUE É UMA FORMA MUITO ANTIGA DOS INDIANOS USAREM A MANTEIGA, NA QUAL SE RETIRA AS TOXINAS E O LÍQUIDO QUE FICA É EXTREMAMENTE BENÉFICO PARA A SAÚDE. È MUITO FÁCIL DE FAZER, MAS SE NÃO QUISER, USE UM ÓLEO COMUM MESMO. VAMOS LÁ:
- PURÊ DE MANDIOQUINHA (2 OU 3 COLHERES DE SOPA): UMA MANDIOQUINHA É SUFICIENTE PARA ESTA QUANTIDADE.
- UMA XÍCARA DE POLVILHO DOCE;
- MEIA XÍCARA DE POLVILHO AZEDO;
- 3 COLHERES DE GHI OU OLEO OU ÁGUA (COM AGUA AINDA NÃO FIZ);
- UMA COLHER DE CAFÉ DE SAL;
- MEIO LIMÃO ESPREMIDO;
- COMPLETAR COM ÁGUA ATÉ FICAR PASTOSO.
BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR E DEIXAR NA GELADEIRA.
DEPOIS É SÓ COLOCAR EM CIMA DA MASSA DE PIZZA. EU COMPRO UMA MASSA DE PIZZA INTEGRAL DA MARCA CHICO GERAES QUE É UMA DELÍCIA.
PODEMOS TAMBÉM COLOCAR NA FRIGIDEIRA, SEM ÓLEO E DEIXAR A MISTURA AQUECER PARA USAR NO PÃO.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Docinhos vivos

SE VOCÊ É ADEPTO(A) DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS NATURAL, VAI ADORAR ESTA DICA DE UM DOCINHO SUPER-HIPER-MEGA SAUDÁVEL E FÁCIL DE FAZER.
-100 GRAMAS DE NOZES;
-100 GRAMAS DE UVA-PASSAS;
- FARINHA DE CÔCO.

MODO DE FAZER:
                                  TRITURE AS NOZES E A UVA-PASSA NO PROCESSADOR, MISTURE AS DUAS E MOLDE NO FORMATO QUE QUISER. DEPOIS PASSE NA FARINHA E COLOQUE NA GELADEIRA. ESTÁ PRONTO !!
                                   È SAUDÁVEL PORQUE NÃO LEVA AÇUCAR, MAS É BASTANTE CALÓRICO, POR ISTO NÃO SE DEVE ABUSAR. È RICO EM ANTIOXIDANTES E DÁ MUITA ENERGIA.
                                  PARA VARIAR, USE OUTRAS OLEAGINOSAS, COMO AMÊNDOAS, CASTANHA-DO-PARÁ, MAS É SEMPRE IMPORTANTE MANTER AS NOZES, PORQUE ELA DÁ UMA LIGA MELHOR.
                                   NOS MEUS ULTIMOS DOCINHOS, USEI CACAU CRU.(VEJA O VÍDEO SOBRE SEUS BENEFÍCIOS). ELE NÃO É NEM UM POUCO SABOROSO PARA O MEU PALADAR, APESAR DE ADORAR CHOCOLATE AMARGO, MAS COLOCANDO EM PEQUENA QUANTIDADE NO PREPARO DO DOCE, FICA BOM.
                                     VOCÊ PODE USAR OUTRAS FARINHAS, COMO A DE LINHAÇA PARA DAR O ACABAMENTO FINAL. A FINALIDADE DELA É  NÃO DEIXAR O DOCINHO MELANDO, MAS EU PREFIRO A DE COCO QUE É MAIS SABOROSA.
                                      ENTÃO, SAI DO COMODISMO E EXPERIMENTE ALGO DIFERENTE !!
                                      BOM APETITE E BOA SAÚDE !!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A DECISÃO DA ÁGUIA - TRANSFORMAÇÃO

A DECISÃO DA ÁGUIA

         "A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para alcançar essa idade, ela tem de tomar uma séria decisão por volta dos 40 anos. È uma fase em que está com as unhas compridas e flexíveis e já não consegue caçar, em que seu bico alongado e pontiagudo está curvo, em que suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas por causa da grossura das penas, e em que voar está-se tornando tarefa difícil. Então, a águia tem apenas duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que durará 150 dias.
                 
         Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se a um ninho próximo a um paredão rochoso, onde ela não necessite voar. Tendo encontrado esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico com o qual vai depois arrancar as unhas. E, quando as unhas novas começam a nascer, ela se põe a arrancar as velhas penas. Somente depois de 5 meses, sai para seu famoso vôo de vitória. E poderá, então, viver mais 30 anos.
                  
         Em nossa vida, muitas vezes temos de resguardar-nos por algum tempo e começar um processo semelhante. Para o nosso vôo de vitória, devemos desprender-nos de lembranças, costumes e tradições que nos causaram dor. Apenas quando nos livramos do peso de passado é que podemos aproveitar o valioso resultado que a auto-renovação sempre traz. "