quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O açúcar pode matar ?? - the sugar can kill ??

O jornalista americano William Dufty escreveu em 1975 o livro Sugar Blues: o gosto amargo do açúcar. Segundo ele, o açúcar é uma droga perigosa, que vicia e pode causar muitos males à saúde e, a redução no consumo, já seria capaz de melhorar o estado físico e mental de uma pessoa.
Atualmente, o endocrinologista Lustig, tem dedicado-se a reunir e divulgar evidências contra o açúcar. A sacarose (açúcar da cana), quando ingerido, se transforma em glicose e frutose. O excesso de glicose é ruim, mas de frutose parece ser pior, pois faz com que o fígado trabalhe demais, o que pode levar a resistência de insulina. As consequências para o corpo vão da diabetes tipo 2 a impotência sexual.
As frutas e verduras também contém frutose, mas em quantidades muito menores. A frutose natural é saudável, pois está acompanhada de vitaminas, minerais e fibras, garantindo que seja absorvida lentamente pelo organismo.
Cada pessoa pode reagir de uma forma à ingestão de açúcar. Exsitem pessoas mais sensíveis aos efeitos nocivos dessa substância e, portanto, têm que ter mais cautela no seu uso.
Já há algumas evidências de que o excesso de açúcar pode provoca até câncer, porque grandes quantidades de insulina promovem o crescimento tumoral e mutos tipos da doença dependem da insulina para crescer e se multiplicar.
                      Fonte: Revista Època- maio/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário